terça-feira, março 10, 2020

Breve história da AEJ - 1ª parte - à volta do Parque

No dia 27 deste mês será realizada a Assembleia Geral Extraordinária da Associação Estamos Juntos para revisão da totalidade dos seus Estatutos. Oportunidade para dar relembrar aos leitores do jornal labor a história, em modo breve, desta associação.

Dividi os quase quarenta anos, em três textos. Hoje publico a primeira parte, intitulada à volta do Parque. Nas próximas duas semanas serão publicados os textos com as etapas posteriores.

Apesar do ano de fundação da Associação Estamos Juntos ser 1986, a atividade sob designação “Estamos Juntos” começou em julho de 1982. As traseiras da Escola Primária do Parque acolhiam o 1º Campo de Férias, que contou com 65 participantes, de idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos. As atividades realizavam-se durante as manhãs dos dias de semana, propondo-se aos participantes o contacto com diversas modalidades desportivas: Natação - aproveitando-se o tanque piscina de 12,5 metros, construído à época naquele espaço; Futebol – atendendo à existência de um ringue em terra batida, com duas balizas no recreio da referida Escola; Voleibol – por existir uma rede da modalidade num outro ringue, igualmente em terra batida; Judo – colocando-se os colchões apropriados no refeitório da referida Escola; Xadrez – com tabuleiros a partilhar o espaço do Judo. Estas atividades tinham como complemento os passeios em grupo pelo Parque Nossa Senhora dos Milagres, no qual o circuito de manutenção era desafiador para as crianças verificarem a sua apetência para exercitar os seus dotes físicos. Esta atividade foi inovadora na ocupação de tempos livres de crianças, em período de férias escolares.

Todas as manhãs, pelas 9 horas, os participantes eram recebidos sempre do mesmo modo. Crianças e monitores davam as mãos fazendo uma grande roda, ouviam de Armando Margalho as novidades do dia, ou as recomendações, conselhos e no final da palestra todos gritavam “Estamos Juntos”, precedida da contagem “1, 2, 3”. Este ritual manteve-se durante os anos que o Campo de Férias Estamos Juntos (CFEJ) se realizou nas traseiras daquela Escola. Cada nova edição trazia uma novidade: uma faixa do CFEJ à passagem para as traseiras da Escola do Parque; os cartazes promocionais distribuídos por S. João da Madeira; uma bandeira do CFEJ, hasteada todas as manhãs, antes da receção na roda; a festa final, noturna, inicialmente com o encerramento dos torneios desportivos e passado uns anos com a atuação dos demais grupos etários, exibindo em palco as suas competências artísticas; o acampamento na Serra da Freita e houve um ano que nos quinze dias de preparação do CFEJ, além de limpar as ervas dos ringues, houve tempo para roçar e montar um campo de basquetebol, com duas tabelas chumbadas, aproveitando-se a experiência acumulada na construção de um pequeno lado, que iniciado em 1982, apenas terminaria em 1987. Um ponto mais para explicar a simbologia dos CFEJ, inicialmente para melhor identificar os participantes, solicitava-se aos pais das crianças uma t-shirt, estampando-se monocromaticamente o logótipo da edição do Campo de Férias. Ainda nesta fase da história do CFEJ, surgiu a oferta dessa t-shirt, primeiro como o símbolo em bicolor e mais tarde com várias cores estampadas e com desenhos mais imaginativos.

A envolvente desportiva do CFEJ iria marcar o inicio de atividade da Associação Estamos Juntos. O aproveitamento do campo de basquetebol, promovendo jogos ao fim de tarde, entre um grupo de antigos atletas federados e a vontade de jogar semanalmente vestindo um equipamento de um clube, fizeram nascer a Associação Estamos Juntos (AEJ). Em agosto de 1986, oficializava-se o conceito Estamos Juntos. O seu primeiro presidente foi Armando Margalho. O grupo informal que organizava o CFEJ, que durante anos se autointitulou de Cooperativa, passava a associação, abrindo-se assim, uma nova etapa no desporto de S. João da Madeira. Ao basquetebol, juntava-se a secção de natação, procurando-se potenciar os melhores alunos da escola de natação municipal, que funcionava até então, claro está, no tanque piscina da Escola do Parque.

 

(a publicar no dia 12/03/20)