quarta-feira, novembro 02, 2005

Sabor a Mufete

Waldemar Bastos é um músico Angolano, com um vasto percurso musical. É um dos rostos mais conhecidos da denominada, World Music. Viveu exilado em Portugal, saindo do seu país devido à guerra civil e por divergências com o MPLA. Gravou os seus discos no Brasil e como o seu talento foi reconhecido, David Byrne, ex - vocalista dos Talking Heads, convidou-o para gravar no seu estúdio nos EUA. Do seu repertório musical destaca-se o primeiro disco, de 1986, intitulado “Estamos juntos”, expressão utilizada pelos angolanos quando se despedem de alguém, em reconhecimento de amizade. O disco de Waldemar é um produto afro, cheio de batucada, coristas e sabor a mufete.
A saudação da fraternidade angolana, esteve na origem do nome da Associação Estamos Juntos. Curiosamente, oficializava-se nesta cidade no mesmo ano da edição desse disco de Waldemar Bastos. A associação não surgiu do nada. Estava-se no final do 5º Campo de Férias, quando se escrituraram os Estatutos. Até aí um grupo de jovens, liderados por Armando Margalho, havia organizado, anualmente, actividades de ocupação dos tempos livres, nas férias grandes de miúdos e jovens dos 4 aos 12 anos.
Voltar a escrever a história desta Associação, não é o propósito destas linhas. Pretende-se apenas lembrar a origem, daquela que hoje é notícia pela eleição de uma nova direcção. A 27 do mês passado, como certamente será noticiado nas páginas deste jornal, a Associação Estamos Juntos elegeu, pela primeira vez, uma direcção não formada por sócios fundadores. Dezanove anos depois, aqueles que estiveram presentes na constituição da associação, deram o seu lugar a outros. Mais novos, bastante mais, nalguns casos. Na assembleia geral, estiveram presentes 6 sócios fundadores, uma clara demonstração do afecto destes pela Associação. É com a sensação de dever cumprido, que assisto a esta passagem de testemunho que, representa igualmente, uma mudança de geração.
Durante estes anos, a Associação Estamos Juntos tornou-se um clube desportivo de referência da cidade. Possui 7 secções desportivas, o que o torna num clube bastante ecléctico. Organiza anualmente, de forma bem sucedida, o Campo de Férias Estamos Juntos – que tal como outrora, ainda é a principal actividade da cidade para ocupação dos tempos livres dos jovens, no período de férias. A dinâmica desta Associação é bem visível na sua sede social, cedida em boa hora pela Câmara Municipal de S. João da Madeira. Aliás, a Associação Estamos Juntos tornou-se um parceiro institucional da autarquia no tocante a políticas de juventude e desportivas.
Com quase 20 anos de história, a Associação Estamos Juntos é reconhecidamente o 2º clube desportivo da cidade. Para isso, muito contribuíram os resultados desportivos dos seus atletas, sob a orientação dos respectivos treinadores e apoio dos vários seccionistas, directores e claro está, presidentes do clube. É um clube singular, pois sendo uma Associação Juvenil assiste praticamente todos os anos à saída dos seus atletas para ingressarem nas Universidades e jamais voltarem a competirem com as suas cores. E o mesmo acontece com os participantes do Campo de Férias, que vão crescendo, ano após ano, até ao limite da idade de participação, e que depois pelos estudos ou por causas laborais, desaparecem das Corgas.
Desde 1982 já passaram por esta Associação centenas ou mesmo, milhares de jovens. Desta cidade, dos arredores, de outros pontos do nosso país mesmo até de outros países. Importa destacar isso mesmo, para se perceber melhor que, existe por esse mundo fora, gente com várias recordações desta cidade e uma das mais importantes é a Associação Estamos Juntos.
Para todos eles, Estamos juntos.