quarta-feira, dezembro 19, 2012

Advento

         Para mim o advento começa no primeiro de Dezembro.
Nesse dia iniciamos a preparação do Natal. Enfeitando a casa com os motivos apropriados. Montando a árvore com bonequinhos, com luzes e uma apropriada estrela no seu cimo. Instalando o presépio, construindo uma gruta com pedras e colocando o musgo a aconchegar as figuras representativas. O cartão de boas festas familiar é feito nesse dia e aproveitando as novas tecnologias, envia-se via internet aos amigos. Para os mais novos, é entregue um calendário do advento. Por cada dia, uma janela é aberta, até ao dia 25.
Na verdade, o calendário de advento corresponde às quatro semanas antes do Natal. O religioso.
O calendário impresso, mais comum, resume-se aos vinte cinco dias de Dezembro. Com 24 janelas de tamanho idêntico e uma 25ª de dimensão diferente, correspondente ao dia da chegada, o significado de advento, isso mesmo, chegada.
Aproximamos desse dia.
Ainda é tempo de preparação.
Compra-se os presentes. Cria-se expectativa nos mais novos.
Aguarda-se pela chegada de familiares. Preparam-se ementas. Tudo para viver com alegria a grande noite de família.
O advento pode ser uma ideia de relançamento do espirito comunitário.
Ao visualizar um anúncio televisivo do operador de comunicações de prefixo 96, encantou-me a ideia expressa do calendário de advento. As janelas de um edifício da cidade do Porto decoradas com os números. As exibições artísticas, associadas a cada uma das janelas, pareceu-me uma ideia brilhante. Entretanto, outro operador, o do prefixo 93, recuperava os duetos improváveis, em torno de um clássico da música pop. Na aldeia minhota, à volta da fogueira, na eira, ou em casa das velhotas, surgiram figuras antagónicas da música nacional a cantar uma velha canção dos The Beatles. O resultado é cativante.
Com base nestes dois anúncios, suportando-me na conceção de animação de Natal, existente na cidade até há três anos, penso que seria de a recuperar, trazendo de novo à Praça os agentes culturais da cidade, assim como público, isto é, eventuais clientes.
A fórmula é simples. É em seguida apresentada para memória futura.
Na zona central da cidade, escolhe-se alguns edifícios. Para decorar cada janela do advento convida-se escolas, associações de pais e outras, tal como se faz atualmente com as rotundas. Em cada dia é aberta uma janela. Nesse mesmo dia, um grupo musical da cidade é convidado para uma atuação de vinte minutos, tendo como temas obrigatórios cinco músicas de Natal. Algumas bandas poderão agrupar-se com outras de género musical diferente e dar outra envolvência ao momento. O final deveria ser a 25, promovendo um concerto alusivo, mais alargado em tempo, sempre com grupos locais.
O problema é que nesta época, a meteorologia não ajuda muito. A chuva acompanha o advento, encerrando ou adiando algumas das animações que se promovem nesta quadra festiva.
Esperando que o tempo chuvoso não se instale por muito tempo, desejo a todos os leitores um ótimo Natal.
 
(a publicar no dia 20/12/12)
 
 

Sem comentários: