quarta-feira, dezembro 12, 2012

Ideologias

            Os executivos municipais são difíceis de catalogar em matéria ideológica. As suas práticas, apesar do enquadramento dos partidos políticos, deixam confusa qualquer pessoa.
            A privatização parcial do fornecimento de água à população, tem sido um tique comum de liberalismo, a que a Câmara Municipal de S. João da Madeira também aderiu. Por outro lado, a interferência na economia, planeando as áreas de negócios e condicionando investimentos, como fica evidente na criação de incubadoras de empresas, transfere o idealismo para o campo do centro-esquerda, muito perto do socialismo.
            Neste campo, o último sinal da colagem do executivo municipal à esquerda, surgiu com a defesa da nacionalização do hospital de S. João da Madeira.   
            Este espectro político alargado, torna a vida difícil às oposições. Onde se devem colocar?
À direita, aceita-se a redução do peso do Estado e aplaude-se a criação de emprego, com incentivos ao empreendedorismo. Tudo o resto, deveria servir como trunfo para a campanha política.
            Isso não preocupou o executivo liderado pelo PSD. Antes pelo contrário. Com muita tática política, o executivo encostou-se à esquerda, neste último mandato, por forma a esvaziar a principal força da oposição, precisamente o PS.
            Esta força política terá que reagir, sabendo-se manter dentro do seu espectro político natural. Não entrando na 3ª via, com tiques liberais, como na década passada utilizou a nível nacional, com resultados duvidosos.
A defesa do interesse da população deve ser procurada pela sugestão, fundamentada, da redução das taxas municipais. A abolição da taxa de disponibilidade nos contadores da água, por exemplo, entre outros impostos municipais diretos ou indiretos. Aludindo, em simultâneo, às despesas municipais que devem ser reduzidas.
O discurso político terá que versar os seguintes aspetos: a inclusão social; a qualificação e a empregabilidade da população; a requalificação urbana – aproveitando-se as verbas do próximo quadro de apoio comunitário; a promoção do potencial cultural e desportivo do concelho.
O objetivo deverá centrar-se na fixação da juventude na cidade, que obviamente só poderá ser conseguida com melhoria na oferta de residência, emprego e dotando de cosmopolitismo o concelho.
  
(a publicar no dia 13/12/12)
 

Sem comentários: