quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Promotores de vida saudável

            Ao preparar o debate sobre a atividade desportiva de S. João da Madeira, para o Fórum Re:pensar a cidade, recolhi alguns dados dos clubes da cidade.
            À informação do dinamismo desportivo e associativo, juntei os elementos históricos. Elaborei uma escala de tempo e agrupei os clubes pela data de fundação. Escolhi como limites para os intervalos do tempo: a emancipação concelhia – 1926; a revolução democrática – 1974; a mudança de século / milénio – 2000. Os resultados apresento-os no gráfico seguinte:
 
 
            Analisei apenas os clubes ativos na atualidade. Algumas associações foram-se perdendo ao longo destes anos e portanto, não estão contabilizadas.
            Os conhecedores do desporto da cidade, identificam o clube da coluna da esquerda do gráfico – Associação Desportiva Sanjoanense, fundada em 1924. Na segunda coluna acrescentam-se outros dois: o Clube Campismo e o Dínamo Sanjoanense, fundados respetivamente em 1953 e 1957.
A vida democrática a partir de 1974 trouxe uma maior dinâmica associativa à cidade, assim em 1976 o Turbo Clube é constituído e em 1977 formam-se os Kágados. Na década de 80, apareceram pela seguinte ordem: Real Sociedade da Praça, Centro Cultura e Desporto (CCD), CCD Fundo de Vila, Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Vicente” e Associação Estamos Juntos. Já na década de 90 do século anterior, surgiu a Arma – Associação Sanjoanense de Artes Marciais – e Shaolin Si. Finalizando-se este período com 12 coletividades.
            A tendência de formar clubes dedicados a uma só modalidade, continuou com a mudança do milénio. A Associação de Pais da Escola Dr. Serafim Leite, os Serviços Sociais do Pessoal do Município de S. João da Madeira, ambas dedicadas ao atletismo, são um bom exemplo. Nos anos seguintes, a vontade da população em participar ativamente no desporto verificou-se com a fundação de clubes como: a Associação É bom viver, o Clube de Bilhar, a Aproj – Associação de Promoção da Juventude, a Petertumble Motorsport, a SJM – Sub e por fim, a Poolfiction.
            Durante anos os clubes completavam-se, raramente havia modalidades idênticas em clubes diferentes. Hoje isso já não acontece. Temos algumas modalidades a serem praticadas por mais do que um clube, havendo mesmo uma feroz concorrência entre eles. Bilhar, Futsal, Futebol são desportos com jogos entre equipas locais. Todo-o-terreno com uma lógica própria e atletismo completam a lista de modalidades com mais do que um clube.
O fenómeno do atletismo, com quatro clubes dedicados, projeta a cidade como o maior centro da modalidade no distrito de Aveiro. Sendo necessário referir a pouca especialização dos atletas, a maioria essencialmente de estrada, o que a torna no desporto mais praticado em S. João da Madeira.
O número total de atletas em S. João da Madeira ascende a 2285, das mais variadas modalidades, que não vou aqui enumerar. Deste número, 23% são mulheres, ou seja, cerca de 552, provando que a igualdade de género é uma oportunidade do desporto, embora haja ainda muito caminho a percorrer, sobretudo, em modalidades como o futebol ou o futsal, em que nenhuma rapariga as pratica como atletas de desporto federado.
O indicador do número de jovens atletas envolvidos nas coletividades da cidade, é extremamente significativo sobre a mudança de paradigma ocorrido na gestão desportiva da cidade nas últimas décadas. 1500 jovens, equivalente a dois terços do total de atletas, são o exemplo da dedicação das nossas coletividades à promoção da vida saudável da sua juventude. Por detrás deste magnífico número estão dirigentes, seccionistas e técnicos que tudo fazem para assegurar o bom funcionamento de treinos e de jogos destes jovens, durante toda a época desportiva. Não esquecendo que muitos deles o fazem de forma voluntariosa, muitas vezes, com prejuízo da sua vida profissional.
As assistências nos jogos em casa dos escalões de formação, na totalidade das suas equipas, são amplamente superiores aos jogos das equipas de seniores, em qualquer modalidade. Tive a oportunidade de o confirmar ao espreitar o jogo de basquetebol dos sub 16 masculinos, do último fim-de-semana, entre a ADS e a Ovarense.   
A cidade reconhece-se nos seus jovens. Envolve-se em torno deles e isso é importante para erigir o espírito comunitário e fortalecer a sua identidade.
Este será um dos temas do debate do dia 15 de Fevereiro, a Atividade Desportiva da Escola aos Jogos Olímpicos, que irá realizar-se nos Paços da Cultura, pelas 21h30m.
 
(a publicar no dia 14/02/2013)
              
 

Sem comentários: