quarta-feira, abril 29, 2015

Para lá do palco

                O Festival de Teatro de S. João da Madeira transcende os palcos, os bastidores, as plateias, enfim, as duas salas onde decorrem os espetáculos.

                A Escola Dr. Serafim Leite envolve os seus alunos e não se limita a isso. A comunidade escolar responde favoravelmente, com outras encenações.

A cidade comparece. São centenas a assistir.

O programa alarga-se aos grupos de teatro local e mesmo os de terras vizinhas não são esquecidos.

Uma fórmula que resulta todos os anos e ainda acrescenta peças de companhias do panorama nacional na programação. Ano após ano, nove vezes sem interrupção, escrevem-se peças, estreiam-se gargalhadas, ensaiam-se dramas, sempre com inovação, alternando o humor com o sério.

                A ousadia fica registada nos dias com teatro em S. João da Madeira. Na taxa de ocupação das salas, nas plateias esgotadas, na dupla exibição para atender à procura de espetadores.

                É impossível ficar indiferente.

                É importante focar a diferença.

                Uma ação escolar não limitada às salas de aulas, com capacidade de abraçar a comunidade regional, é algo incomum. A raridade merece referência e será sempre bom enaltecer o feito, esperando que sirva de exemplo para outro tipo de mobilizações envolvendo a comunidade.

                Tantas áreas que precisam de cooperação, como a preservação ambiental, a divulgação da ciência, mesmo outras artes e até algumas atividades desportivas, não esquecendo eventos de moda, devendo-se neste caso envolver os comerciantes locais.

Tudo isto poderá ser um desafio para os agrupamentos escolares e para as suas inúmeras valências. Esperando-se um movimento exógeno, ultrapassando os limites escolares e partindo para a totalidade da cidade e da região que a envolve, à semelhança do Festival de Teatro.

Para finalizar, convém relembrar que há algumas décadas atrás, devido à oferta das infra-estruturas diferenciadoras, as escolas eram, obviamente, locais de estudo e também de tempos de lazer. A transgressão das grades da Escola Dr. Serafim Leite, por exemplo, era frequente, mesmo ao fim-de-semana, para acesso aos campos desportivos ali existentes. Volvidos todos estes anos, realça-se a inversão. A expansão da Escola, como “Espaço Aberto” é a prova de que com boa vontade e intensa dedicação é possível promover agradáveis organizações.

   

   

(a publicar no dia 30/04/15)